Ciclo De Vida… Ciclo Da Água… Ciclo De Nitrogênio… Ciclone Tropical… Ciência De Alimentos… Conceitos › Multiposts

Dicionário de Definições, Conceitos e Significados

Definiçaõ e Conceito:

  • Definição de ciclo de vida
  • Definição do ciclo da água
  • Definição do ciclo de nitrogênio
  • Definição de Ciclone Tropical
  • Definição do céu
  • Definição de ciência
  • Definição de ciência de alimentos
  • Definição de ciência empírica
  • Definição de ficção científica

Definição de ciclo de vida

Todos os seres vivos estão sujeitos a processos de transformação. Biologia é a ciência que estuda a vida dos seres vivos, e um dos aspectos essenciais para a compreensão da própria vida biológicos é o estudo do ciclo de vida.
Todos os organismos vivos tem alguns estágios de desenvolvimento e dentro da reprodução é o mecanismo pelo qual a espécie sobreviver. O período existente entre a aparência de estar vivo e a reprodução mais isso é o ciclo da vida. Aplicado a essa idéia os humanos diriam que o ciclo de vida de um indivíduo entre seu nascimento e o momento quando, como adulto, reproduz.
O mecanismo de reprodução do ser humano é o tempo de início do ciclo de vida e um final conclui que fecha o círculo ou ciclo com um novo ser humano. O procedimento consiste em que o macho coloca o pênis na vagina da fêmea e depois de realizar o ato sexual deposita esperma e uma delas é acoplada com um ovo da fêmea. Neste momento ocorre corretamente a fertilização do embrião. Isto ocorre por nove meses, alimentando através da placenta da mãe. Finalmente o nascimento ocorre. Neste momento um ciclo de vida termina e outra começa. Desta forma, toda a espécie (no exemplo acima, a espécie humana) são perpetuadas. E uma espécie desaparece quando o ciclo de vida de seus indivíduos têm algum tipo de ameaça em seu habitat natural.
A idéia do ciclo de vida pertence à biologia. No entanto, é um conceito que se aplica a diferentes campos particularmente economia fala de ciclo de vida de um produto para se referir ao período que vai desde a sua extracção, seguida de sua produção, distribuição e consumo e, finalmente, para a fase de eliminação. Você pode ser visto que um conceito explicativo da biologia usado para explicar uma outra realidade. Esse mecanismo de funções do ciclo de vida como um modelo ou sistema que é válido como uma "parábola", que explica um outro tipo de processos.
Ciclo de vida é uma idéia que é aplicável para os fenômenos onde há mudança e transformação: na vida de um indivíduo pertencentes a uma espécie ou um produto que faz parte de uma engrenagem corporativa.

Definição do ciclo da água

Ciclo da água é outro biogeoquímicos ciclos importantes acontecem no nosso planeta, e que consiste na circulação da água entre os diferentes compartimentos da hidrosfera: oceanos, rios, mares, lagos, entre outros. Entretanto, como é o caso com este tipo de ciclos há a intervenção de reações químicas e então a água se move de um lugar para outro, ou falhar o seu estado físico é alterado.
Na terra nós encontramos água em três Estados diferentes: sólido (gelo e neve), líquido e gasoso (vapor de água).
Enquanto isso, todos os presentes na água do solo são bastante constante, por exemplo, a água que está na superfície evapora, que está nas nuvens, precipitados à terra, chuva também se infiltra na terra, embora seja importante notar que o total de água que existe no planeta não é modificado ou estadias apesar das modificações indicadas. Em seguida, a circulação e a conservação da água é chamado o ciclo da água ou ciclo hidrológico.
A importância do ciclo da água é a interação que tem com o ecossistema e também os seres vivos dependem para sobreviver. Vale ressaltar que o ciclo da água também é precisa para o bom funcionamento dos seres vivos.
Ciclo da água é composta por uma série de processos: evaporação (a água evapora na superfície dos oceanos, superfície da terra e os seres humanos por meio da transpiração das plantas e animais sudorese), condensação (a água sobe e se condensa dando origem à nuvem), precipitação (quando as gotas de água que forma acenando esfriar eles escurecem mais de pressa para a terra de acordo com o peso e isso vão ser) líquido (chuva) ou infiltração (granizo ou neve), sólida (toques de água você toca o chão e penetra os poros, tornando-se as águas subterrâneas; grande parte do água infiltrada retorna à atmosfera por evaporação), escoamento (a água líquida se move para baixo na parte superficial do terreno), de circulação subterrânea (é um processo semelhante ao segundo turno, mas num local subterrâneo) , (é quando a neve se transforma em estado líquido, dando lugar a descongelar) de fusão e solidificação (quando a temperatura baixa dentro de uma nuvem de vapor de água ou água congela apressando-se para a terra sob a forma de granizo ou neve).
É muito importante para permitir que o ciclo da água, como se a atmosfera que menos contaminado quanto possível e, por sua vez, a pureza de água disponível.

Definição do ciclo de nitrogênio

O nitrogênio é um elemento químico de propriedades não-metálicos, gasosos, incolores, inodoros e transparentes, está presente em uma percentagem muito elevada no ar. Simboliza é com a letra N, enquanto que seu número atômico é o número 7.
Enquanto isso, ele é chamado como o ciclo do nitrogênio para cada um dos processos, ou abióticos e biológicos, do qual este elemento é fornecido para todos os seres vivos; É formalmente um biogeoquímico ciclo e consiste o movimento deste elemento, ou outros tais como carbono, oxigênio, cálcio, hidrogênio, enxofre, potássio, fósforo, entre o ambiente e o ser vivo.
Este processo garante o equilíbrio dinâmico em termos de composição da biosfera terrestre.
Deve notar-se que os seres humanos têm uma significativa quantidade de nitrogênio em sua composição química. Nitrogênio oxidado que recebem através de sais (nitrato) e torna-lo é de aminoácidos, sendo as mais comuns que são integrados em proteínas.
Enquanto isso, o nitrato novamente estar presente é necessário a intervenção de agências que remover biomassa e devolvê-lo sob a forma de redução de íon amônio.
Agora, como amônia e nitrato são substâncias muito solúveis desse fluxo e infiltrando-se muito facilmente arrastado-los para fora ao mar não seria possíveis que este elemento após sua conversão permaneceu no nível atmosférico, em seguida, os oceanos seria deliciosos em termos de nitrogênio e as massas continentais mais, infelizmente, não teria este elemento químico tão importante para a vida como já vimos.
No entanto, existem outros dois processos que permitem que os continentes não se tornam desertos biológicos como consequência da falta de nitrogênio, e estas são: fixação do nitrogênio e desnitrificação. Vale para indicar que os dois processos são mutuamente simétricos.
Na fixação do nitrogênio são gerados compostos solúveis de nitrogênio atmosférico, enquanto a desnitrificação, que é uma forma de respiração anaeróbica, retornar nitrogênio para a atmosfera.
Graças a estes dois processos, é possível manter um depósito notável de nitrogênio no ar, que representa 78% do volume.

Definição de Ciclone Tropical

Reconhecido como um dos fenômenos naturais mais complexos e violentos, o ciclone tropical é um fenômeno que consiste na presença de chuva e ventos de grande força que se conectam em torno de um centro de pressão e podem causar enormes danos devido a força e a violência com que avanço na terra e na superfície do mar. Como seu nome implica, o ciclone tropical é característico das regiões do planeta com clima tropical, ou seja, perto do Equador. É comum ver como em regiões como o Caribe são gerados estes ciclones continuamente devido à presença de numerosas correntes a fim de gerar em climas com alta pluviosidade e umidade.
Tal como acontece com outros fenômenos de tempo e clima, o ciclone tropical é um conjunto complexo de elementos que irão ser acionando um ponto de máxima violência ou crescimento. O ciclone baseia-se na formação de uma pressão baixa centro na superfície do mar ventos que arrastar e causando ar condensar e formar vapor para seu próximo. O centro do ciclone é conhecido como "olho" e é a parte mais quente da mesma, em que os ventos circulam em para baixo em direção à superfície. Em torno deste olho formam as gangues "chuvoso" famosos que são geradas quando muito pesada chuva e espaços que compõem o ciclone. Essas chuvas são formadas de vaporização do ar o que ocorreu no olho e toma então a forma de precipitação.
O ciclone tropical é conhecido como um dos mais nocivos para o homem. É formada gradualmente e na superfície Marinha, que dá a possibilidade do ser humano ter previsto a sua presença, embora muitas vezes o desencadeamento de seus estágios é dada de forma rápida e alcance o dano de superfície da terra são deslumbrantes. O ciclone é apresentado em uma combinação de chuva e ventos que podem gerar, por sua vez, inundações, jateamento, telhados, casas, árvores e tornam-se muito perigoso quando tocam o chão. Mar do Caribe, Golfo do México e o Oceano Atlântico Norte é uma das regiões do planeta com uma maior presença destes fenómenos, e eles tendem a afetar profundamente as ilhas e arquipélagos que estão lá por causa da força com a qual eles são apresentados.

Definição do céu

A palavra céu suporta várias aplicações na linguagem cotidiana, em seguida, dependendo do contexto no qual usadas encontraremos referências diferentes que assume.
Para astronomia e meteorologia, o céu é a extensão pela qual passam as estrelas diferentes, como, o efeito visual que dá uma idéia do envolvimento do planeta Terra.
Característica da cor céu é determinada pela radiação difusa, que é o resultado da interação solar com a atmosfera. Quando chega o sol, a cor do céu será azul, embora. oscila entre o laranja e vermelho, a mando do nascer e pôr do sol; à noite, a cor torna-se bastante escura, azul escuro, que direcionam a observação parece até preto.
Nota, dependendo do grau de nebulosidade, ou seja, de nuvens que tem nele, se é grave, vamos vê-los no céu, também à noite, é possível ver no céu, outros organismos tais como: os planetas de estrelas, a lua, mais próximos à terra e dependendo do clima existente apreciarão, no céu, fenômenos naturais tais como o arco-íris , relâmpago, amanhecer, névoa, entre outros.
Por outro lado, no campo da religião, especialmente o cristianismo, céu é uma referência especial, considera-se que o céu é o lugar ideal, perfeito e divino em que Deus tem em é também o lugar de residência dos anjos e Santos almas humanas que ascenderam ao céu depois de sua morte por essa condição.
É, portanto, que no cristianismo, o céu, é concebido como o destino final que terá essas boas almas que procederam razoavelmente e humanamente na vida.
E outro uso muito comum da palavra é dada aos casos de uso coloquial, como um povo de Alcunha carinhosa; para que quando você ama alguém, ou você está grato a uma pessoa pela ação útil que o levou a um geralmente dizem: você é uma pessoa do céu, obrigada por sua ajuda nesse momento difícil.

Definição de ciência

A ciência de um corpo sistematizado de conhecimentos adquiridos através de um rigoroso método é chamada. A palavra deriva do latim scientia, significa conhecimento. Note-se que o critério para a definição do conhecimento científico mudou ao longo de tempos, permitindo que um conjunto de explicações sendo valorizado no passado e desprezado no futuro. Além dessa avaliação, também deve ser notado que muitas descobertas e reflexões do passado ainda mantém eficazes.
Enquanto na fase inicial da sistematização do conhecimento humano, reconhecendo uma clara distinção entre ciência e fé e devoção religiosa, dos séculos permitiu reconhecer que, na verdade, é duas ferramentas diferentes para a abordagem desses conhecimentos, diferentes, mas não antagônicas, mas, em muitos casos, complementares, tendo em conta a opinião de muitos especialistas.
Neste contexto, as raízes do que hoje é chamado de 'ciência' devem controlar na antiguidade. Cultura grega deixada muitos escritos com idéias científicas avançadas. Também outras civilizações distantes foram com honestidade nesta matéria e podem servir como as civilizações pré-colombianas. No entanto, suas idéias sempre som se misturava com outras idéias que estavam longe de ser científico. Na mesma situação são limitadas percepções filosóficas associadas com conhecimento empírico que caracterizam, entre outros, a Farmacopéia das culturas chinesas e indianas.
O método que se aplica a ciência hoje faz parte de uma série de orientações necessárias, tais como a possibilidade de que uma teoria ser expostos a testes experimentais que contrariem ou distorcem-la, a possibilidade de investigações empíricas são realizadas por qualquer pessoa e a impossibilidade de verificação. Então, os passos que respeitar um processo realmente científico são: observar fenômenos; descrevê-los adequadamente; remover uma regra de ouro, fazendo uma hipótese que indicam relações de causa e efeito; e finalmente, experimento para provar ou refutar a hipótese.
As disciplinas formais que tem servido como um substrato para todas as ciências foram matemática e lógica, especialmente em Ciências como a física e química. Isso garante que as observações experimentais são quantificáveis e facilite a sua análise de modelos sistemáticos. Assim, atualmente, os epistemologists preferem fazer uma distinção entre "ciências nucleares" como matemática e lógica, em que muitos conceitos são definidos por si, sem a necessidade de demonstração concreta (axiomas) e outras disciplinas científicas. Por sua vez, essas ciências podem ser divididas em so-called chamadas "factuais" e "sociais". No campo da ciência factual (física, biologia, entre muitos outros), o eixo do método científico é ordem dedutiva. Quando se tenha verificado uma generalização, isto é aplicável para o indivíduo; como exemplo é fornecido, dado que qualquer animal que dá chupa e ter 7 vértebras cervicais é um mamífero, esta categoria ou classificação engloba seres individuais e diferentes como um golfinho, um macaco ou um porco-espinho. Em contraste, as ciências sociais (sociologia, história, Psicologia) reconhecer a inferência como o paradigma da sua estrutura; o que aconteceu em indivíduos, tenta estabelecer uma generalização para minimizar as possibilidades de influências subjetivas.
Atualmente, os investimentos para alcançar progressos em diferentes disciplinas científicas são consideráveis. Isto é principalmente devido ao desejo de alcançar o conhecimento que os benefícios económicos e melhorias para a qualidade de vida das pessoas. Neste contexto, é de interesse para verificar a necessidade de apoio financeiro para a tarefa de cientistas, em condições ideais do próprio estado, com o objetivo de alcançar a otimização da localização de toda a população. Patrocinado pela privado entidades ou organizações não-governamentais é também uma ferramenta de grande ajuda, especialmente na investigação farmacológica (ciência factual) e na abordagem de muitas questões de população (Ciências sociais), na respectiva ordem.
Finalmente, embora às vezes o componente ético da ciência tem sido uma questão de debate, é prudente avisar que ética é, em si, uma ciência, sujeito a alterações dinâmicas e estudo. Além disso, como eles são especialistas reconhecidos em ambos os indivíduos de diferentes orientações pessoais e culturais, enquanto ciência como entidade abstrata não tem ética nenhuma, cientistas, tê-lo o que é um evento significativo tanto a experimentação e as aplicações diárias de aumentar o conhecimento humano.

Definição de ciência de alimentos

Ciência dos alimentos é a disciplina que estuda os alimentos de uma perspectiva global. Isto significa que os alimentos são considerados de diferentes parâmetros (nutrientes, em relação à saúde, higiene, segurança e produção).
A ciência dos alimentos é projetada sobre o indivíduo, mas também na sociedade e na economia. Por esta razão, você pode falar sobre o valor estratégico deste conhecimento.
Os alimentos que consumimos estão sujeitos a processos tecnológicos para garantir a sua qualidade, prevenção de doenças e sua otimização em geral. Ao mesmo tempo, os alimentos têm um impacto sobre aspectos da realidade muito diferente; do carrinho de compras para a saúde através de alimentos ou a sua influência como setor industrial.

Oportunidades de carreira

Uma carreira neste sector pode trabalhar em diferentes áreas e atividades: num laboratório avaliou o controle de qualidade dos alimentos, uma restauração, como empresa de consultoria de alimentos ou no desenvolvimento e na produção de alimentos, entre muitas outras opções.
Profissionais dedicados à ciência de alimentos, combinando vários campos do conhecimento: 1) nutrição e dietética, tecnologia de alimentos 2) e como resultado dessas duas áreas é possível conhecer uma terceira área, o estudo da natureza do alimento em seus diferentes níveis (deterioração, envelhecimento, produção, preservação,...).

Desafios atuais na ciência dos alimentos

Este ramo do conhecimento, atualmente, tem uma série de desafios. O principal é garantir a segurança dos alimentos. Por outro lado, é necessário para a investigação em novos alimentos (por exemplo é investigado na comida desidratada, já que eles são muito práticos concentrar sua energia). O estudo da qualidade é igualmente essencial, uma vez que este aspecto afeta o consumo e a comercialização.

Nutrição e saúde

Preocupação com a saúde é apenas mais uma moda e ciência de alimentos permite estabelecer uma relação direta entre nutrição e saúde (neste sentido alimentos com antioxidantes são cada vez mais valorizados pelos consumidores). A tecnologia de alimentos está incorporando materiais minúsculos da nanotecnologia. Outro aspecto da pesquisa é a otimização de alimentos em todos os processos (desde a fabricação do produto para o armazenamento). A relação entre alimentos e doenças também é outro campo desta disciplina.
Em conclusão, a ciência dos alimentos é uma disciplina com muitas ramificações, um valor estratégico e diversas avenidas de pesquisa.

Definição de ciência empírica

Existem diferentes formas de conhecimento. Ciência empírica é uma das mais valiosas fontes de informações agora, já que é um tipo de conhecimento, suportado pela pesquisa experimental, mostrando dados específicos. As ciências empíricas trabalhando da hipótese que tentam comparar de experimentam para poderem verificar tais hipóteses ou descartá-las a partir da elaboração de experimentos.
Ciência empírica é também o método de conhecimento que dá muito valor à observação com o objectivo de estabelecer leis universais. Um dos princípios da ciência empírica tem deduzida da observação é que cada efeito tem uma causa prévia. Portanto, para ser capaz de aprofundar a natureza do efeito também é bom saber a causa que a engendra.

Método hipotético dedutivo

O método usado por este tipo de conhecimento é o hipotético-dedutivo. Um tipo de conhecimento que não seja a ciência humana cujo objeto de estudo não pode ser experimentado visualmente ou quantitativamente. No contexto das Ciências empíricas têm um grande peso das ciências naturais, que são aqueles que se aprofundar no conhecimento do universo e o ambiente natural.
Física, química e biologia são as ciências que cair dentro deste contexto e mostram uma visão determinista da realidade.
As ciências empíricas são um conjunto de princípios que serve para explicar as causas e efeitos dos fenômenos. Em outras palavras, através deste tipo de conhecimento é possível para melhor compreender o mundo, e também, no caso da psicologia, é possível compreender melhor o comportamento humano e saúde mental.

Estudo da realidade objetiva

Ciência empírica investiga a natureza dos fenômenos, dando prioridade à observação, portanto, os sentidos, que são baseados na experiência é muito importante. Os sentidos fornecem informações adicionadas à razão.
Filosofia, por outro lado, também tem como objeto de estudo a realidade transcendente, e seu valor não é reduzido à acumulação de dados objetivos, mas também tem pesado reflexão especulativa. No entanto, deve-se salientar que a filosofia também se reflecte sobre a essência da ciência empírica. Hume é um dos autores tem mais profundidade a este respeito.

Definição de ficção científica

Ficção científica é um gênero popular, que gira em torno de hipotéticas realizações futuras, técnicas e científicas, desde que, é precisamente esta científica questão que propõe que diferencia ele do gênero fantasia, em que situações são fruto da imaginação.
Esta característica do empreendimento em triunfos científicos e técnicos é que tem também conhecido para esse gênero como literatura com antecedência, especialmente para a consequência de que muitos dos autores que brilharam neste campo, conseguiram prever várias situações e também diferentes invenções, que, ao longo do tempo, tornou-se, sonhadores e fatos constantes, tal é o caso do autor Julio Verne com o seu famosos submarinos e naves espaciais mais tarde, eles transformaram em uma realidade do mundo em que vivemos.
O nascimento do gênero, na verdade, deu como um subgênero, em 1920 e em seguida, com o tempo e o sucesso alcançado em sua esteira cresceu para ser considerado um gênero feito e direito e também expandindo em formatos diferentes, tal é o caso da indústria cinematográfica, que cobijaría como uma criança mimada gênero; Após a segunda metade do século passado e até os dias atuais tem sido impressionante crescimento e a multidão de fãs que o gênero tem atraído no mundo.
Enquanto muito resultou na diferenciação, lá são aqueles que falam de Sci-Fi macio, por um lado e sobre o outro difícil Sci-Fi, dependendo do rigor com que são tratados cientistas fez, obviamente, este último é considerado mais científica, enquanto que o primeiro inclui as suposições que não tem um rigor científico comprovado.
Note-se que a ficção científica, além de literatura e cinema, tem-se destacado em outros meios tais como: televisão, revistas, desenhos animados.
Se é um universo gigantesco de problemas lidando com ficção científica, há alguns temas recorrentes: clonagem, engenharia genética, em viagem no tempo, alienígenas, a colonização do espaço sideral, inteligência artificial e robótica, redes de computadores, entre outros.
Os mais proeminentes autores desse gênero foram: Douglas Adams, Isaac Asimov, Lloyd Alexander, Robert Adams, Edward Bellamy, Ray Bradbury, Ray Cummings, Stephen King, Edgar Allan Poe, H. G. Wells, Aldous Huxley, entre outros.